Notícias

46ª Semana Mineira de Folclore


22 de agosto é o Dia Internacional do Folclore, e para festejar essa riquíssima expressão cultural e também oportunizar o aprofundamento dos estudos do folclore em Minas, que acontece a 46ª Semana Mineira de Folclore.


Depois de algumas atrações, como apresentação de viola, comemoração dos 180 anos da Festa do Rosário e exposição de fotos, a abertura oficial aconteceu no dia 22, com o Seminário Cultura Popular e Desenvolvimento Sustentável, seguido do Seminário  em homenagem a Domingos Diniz - oitenta anos - com lançamento do livro A sombra do andarilho - o Folclore e suas charadas, de José Moreira de Souza


Agora, até o dia 31 de agosto, o público poderá conferir uma programação especial que conjuga festejos e reflexões em uma agenda de seminários, mesas redondas, lançamentos de livros e de vídeos.


A programação acontece no SESC Tupinambás , Auditório 16º andar – Rua Tupinambás, 908, Centro, Belo Horizonte (MG). A entrada é gratuita.


Segundo os organizadores, tal como o dia do trabalho em primeiro de maio lembra a luta dos trabalhadores pelo respeito à sua dignidade que deve durar o ano todo, assim também inventou-se o dia Internacional do Folclore.  A data foi escolhida porque no ano de 1846, no dia 21 de agosto, a revista Atheneum de Londres publicou um manifesto no qual se chamava atenção para o saber popular em declínio em face às inovações tecnológicas.



As Semanas Mineiras de Folclore foram criadas no ano de 1965 pela Lei n° 3899 de 21 de dezembro. São objetivos principais dessas semanas reunir os estudiosos da cultura popular tradicional para divulgar o conhecimento desenvolvido nessas áreas e mostrar ao poder público a importância da atenção às manifestações populares tradicionais.



A Comissão Mineira de Folclore é responsável pela coordenação dessa Semana em todo o território mineiro, desde o ano de 1965. A realização das atividades conta com parcerias que deverão se disseminar por toda Minas Gerais.


 

Programação

24/08 – 19:30 - Apresentação de vídeos de Dêniston Diamantino e documentário de Lúcia Tânia.
Debates coordenados por Luiz Fernando Vieira Trópia.
Coordenação: Luiz Fernando Vieira Trópia


28/08 - 19:30 - Seminário história local.
Lançamento do livro Gustavo da Silveira, Raízes.
Apresentação de Olísia Damasceno e Maria Helena Martins Ribeiro. Comentários de Antônio Carlos Correa
- São Paulo - Heleno Célio Soares e José Moreira de Souza.
Quitutes Mineiros

 

29/08 - 19:30 - Seminário história local.
Lançamento do livro Vaqueiros do Rio Abaixo e Lavadeiras de Muque de Domingos Diniz
Apresentação do livro Camilinho, a origem e a escola” de Raimundo Nonato de Miranda Chaves.
Apresentação do livro: Os cadernos de Meu Pai e de Minha Mãe de Carlos felipe de Melo Marques Horta.


31/08 - 19:30 - Lançamento do Boletim Carranca Especial – A colcha de retalhos -
mesa redonda com os membros da Comissão Mineira de Folclore. Encerramento

 

Serviço:
46ª Semana Mineira de Folclore
Até 31 de agosto
Local: SESC Tupinambás, Auditório 16º andar -  Rua Tupinambás, 908, Centro, Belo Horizonte (MG).

Entrada Franca

Promoção: Comissão Mineira de Folclore
Patrocínio: SESC MG
Apoio: Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais - Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais - Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento

Mais informações:
www.sescmg.com.br


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários