Notícias

Brilhante, em cantos dançados – Núcleo Alaya Dança Contemporânea

Foto: credto de W. Hermuche


O Núcleo Alaya Dança Contemporânea estreia seu novo espetáculo, Brilhante, em cantos dançados, nos dias 9 e 12 de agosto, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, em Brasília (DF).

 

O espetáculo traz a música erudita e a dança contemporânea interagindo no mesmo espaço cênico. Com direção artística de Lenora Lobo e coreografia de Yara De Cunto, foi idealizado pelo tenor Flávio de Moraes, que assina a direção musical, e pela pianista Andréa Alvarenga, responsável também pelo figurino.

 

A proposta de Flávio tem como espinha dorsal o olhar de compositores brasileiros como Villa-Lobos, Jaime Ovale e Waldemar Henrique sobre as origens étnicas brasileiras e os sons da natureza, objetos de pesquisa realizada pelo Tenor e apresentada ao longo de seus 10 anos morando na Europa, onde esteve nos palcos da Bélgica, Luxemburgo, Portugal, França e Holanda.

 

 “Aceitar este convite de Flavio de Morais e Andrea Alvarenga, para criação do espetáculo, foi instigante, pois nos tirou do lugar comum. A possibilidade de trabalhar com música erudita ao vivo nos lançou a desafios de encontros e processos criativos inusitados e transformadores.” Revela Lenora Lobo, Diretora do Alaya e diretora artística do espetáculo.

 

A convidada para assinar a coreografia do espetáculo, Yara De Cunto, é importante personagem da dança no Brasil. Coreógrafa desde os anos 70 e com passagens pelo Teatro, no Rio de Janeiro, Yara sempre esteve presente na dança de Brasília exercendo as mais variadas atividades. A sinuosidade dos desenhos coreográficos e os elementos da miscigenação do brasileiro inspiraram a cenografia e a concepção de luz de Wagner Hermusche. 

 

 

O Núcleo Alaya Dança Contemporânea privilegia trabalhar com dançarinos apaixonados pela dança e originários de diferentes escolas, diferenciando-se em suas formações. O Alaya está sempre aberto para fazer parcerias com artistas das diversas áreas das artes. Isto é o que sublinha a principal característica do Núcleo. Isso resulta em trabalhos coreográficos que reúnem diferentes vertentes e influências artísticas: manifestações populares, música e literatura nacionais. Ao longo de seus quase 22 anos de história, o Alaya já montou 12 coreografias, realizou cinco Mostras de Interpretes Criadores, publicou dois livros e, recentemente lançou um DVD sobre o Teatro do Movimento, método criado por Lenora Lobo e sistematizado em parceria de Cássia Navas.

 

 

 

Serviço:

Espetáculo: Brilhante, em cantos dançados

Local: Sala Martins Pena - TNCS

Temporada: de 09 a 12/08. De quinta a sábado, às 21h, e domingo, às 20h.

Ingresso: Estreia, dia 9, com entrada franca. De 10 a 12/08 - R$ 20,00 (inteira), e R$ 10,00 (meia para estudantes, professores e maiores de 60 anos)

Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

Informações - bilheteria: (61) 3325-6239 e 3325-6256, das 12h às 20h.

 

 


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários