Notícias

Espetáculos - CEFAR e Grupo Experimental

Foto: Fragmentos de Histórias - Crédito: Ed Felix


Cursos e oficinas de dança são importantes tanto para reciclar bailarinos como também para formar e revelar talentos. Nesta semana, o público de Belo Horizonte (MG) poderá conferir espetáculos resultantes de dois coletivos de formação: Segunda Mostra de Estudos Coreográficos, do CEFAR, e Fragmentos de Histórias, do grupo Experimental do Movasse.

 

Segunda Mostra de Estudos Coreográficos do CEFAR


Os alunos de dança do Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Cefar) realizam hoje, dia 03, às 19h30, no Teatro João Ceschiati, do Palácio das Artes, a última apresentação da segunda Mostra de Estudos Coreográficos de 2012.


Realizadas uma vez por semestre, as Mostras de Estudos Coreográficos são “uma oportunidade para que os alunos se apropriem do conhecimento adquirido na escola, aprofundando-se na criação e, consequentemente, reconhecendo e ampliando suas possibilidades técnicas e artísticas”, destaca a gerente do Cefar, Priscila Fiorini.


As coreografias apresentadas são: O que Pega?; O Quebra-Nozes, Paysant – Giselle; La Fille mal Gardeé, Harlequinade, Amigas – Don Quixote; Pas de Deux O Quebra Nozes; Demi Lune; Na Janela; Traços; Corredor; Entrelaços; Duplo Reflexo; Seres Estranhos; Aou Maquina; Se Não Puder, Permita-me; Encontros e Despedidas.


A apresentação acontece no Teatro João Ceschiati, do Palácio das Artes, av. Afonso Pena, 1537.
Entrada gratuita, com retirada de senhas na porta do teatro meia hora antes do início.


FICHA TÉCNICA
Direção: Priscila Fiorini
Coordenação: Joana Wanner, Liana Sáfadi e Michelle Saliba.
Coreografias: Alunos dos cursos básicos e profissionalizantes de Dança.
Ensaios: Cristiana Menezes, Dadier Aguilera, Inês Amaral, Joana Wanner, Juliana Couto, Juliana Reis, Liana Sáfadi, Maria Clara Salles, Marise Dinis, Michelle Saliba, Paulo Buarque.

 

Fragmentos de Histórias – Grupo Experimental


Já nos de 5 a 7 de outubro, sexta a domingo, será a vez da apresentação do espetáculo Fragmentos de Histórias, dirigido por Carlos Arão e concebido pelo grupo Experimental, formado por alunos do Movasse.


Bailarinos de diferentes faixas etárias se encontraram há três anos, em uma turma de dança aberta pelo professor e bailarino Carlos Arão depois que ele percebeu uma lacuna nos cursos de dança oferecidos na capital mineira para o público comum. “Abri essa turma com o intuito de sair um pouco dessa coisa de só haver jovens na dança. A dança é para todo mundo.”, diz Carlos Arão.


O espetáculo é uma obra pensada coletivamente por artistas bailarinos, alunos do coletivo Movasse, que se encontraram com um desejo em comum, o de dançar. Partindo deste princípio, os artistas movimentam-se através de suas experiências de vida. Com idades variadas e com escolhas bem diferentes, eles reúnem nesta obra a possibilidade de dançar suas experiências e particularidades, e fazer delas um reencontro com a dança contemporânea.


Fragmentos de Histórias acontece no  Programa Observatório da Dança, no Meia Ponta Espaço Cultural Ambiente (Rua Grão Pará, 185 – Santa Efigênia).

Os ingressos são a preços populares de R$5,00.


Ficha Técnica
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos
Concepção e Criação: Bailarinos
Direção: Carlos Arão
Olhar de fora: Regina Amaral
Figurino: Silma Dornas
Iluminação: Carlos Arão e Alexandre Tadra
Bailarinos: Alexandre Tadra Kuchenny; Aparecida Ramalho Duarte Prado; Adriana Margarida Rezende; Bárbara Luiza de Castro Freitas; Helena Santos Assunção; Fabiana Dias; Gabrielle Ferreira; Grace França Versiani; Maria Beatriz Maciel Tavares; Marta Scarpellini; Patrícia de Oliveira Campos e Silva; Raíssa Rezende Araújo Reis.

 

Serviço

Segunda Mostra de Estudos Coreográficos do CEFAR
Teatro João Ceschiatti – Palácio das Artes
Av. Afonso Pena, 1537
Dia 03 de outubro, às 19h30
Entrada gratuita, com retirada de senhas na porta do teatro meia hora antes do início.
Informações: http://www.fcs.mg.gov.br/agenda/2919,mostra-de-estudos-coreograficos.aspx


Programa Observatório recebe “Fragmentos de Histórias”
Datas: 5, 6 e 7 de outubro
Horário: sexta-feira e sábado às 20h, domingo às 19h
Local: Meia Ponta – Espaço Cultural Ambiente
Endereço: Rua Grão Pará, 185 - Santa Efigênia/BH
Ingressos: R$ 5,00 (preço único)
Classificação: Livre
Duração: 45 minutos
Telefone: 3241-2020 / 3227-7331
ambiente@mercadomoderno.com.br / www.mercadomoderno.com.br

 


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários