Eventos

Festival Transborda

FESTIVAL TRANSBORDA OUVE MÚSICA, FALA MÚSICA E TAMBÉM PENSA MÚSICA

Ao lado da programação de shows, o Transborda traz oficinas e cria ambientes de diálogo sobre o mercado da música com nomes de destaque de gente que reflete o mercado e a produção musical. As inscrições para as oficinas estão abertas e podem ser feitas pela internet: http://www.sympla.com.br/transborda 


PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS 

Oficina de Gravação O objetivo é aprender os fundamentos do áudio para que se possa realizar uma gravação usando desde equipamentos básicos até um estúdio profissional. Técnicas de microfonação, gravações experimentais, pós-produção, masterização, além de uma prática de campo onde os participantes irão fazer a gravação de um pocket show do festival. Recomendável saber tocar algum instrumento musical. 

Ministrante: Eduardo Curi, do estúdio Pato Multimídia 

Número de participantes: 4 

Material necessário: papel, caneta e pen drive 

Carga horária: 20horas 

Data: 28 a 31 de outubro 

Horário: 14 às 18h 

Local: Estúdio Pato Multimídia (Av. Afonso Pena. 941, apto 801 - Centro) 

Valor da inscrição: 250 por aluno 

Assessoria de Imprensa e Divulgação Cultural 
Relacionamento dos empreendedores culturais com a mídia na atualidade; relacionamento dos artistas e grupos com seus diversos públicos; construção da imagem pública; elaboração de materiais para a imprensa; dinâmica dos veículos de comunicação; relacionamento com o público por meio das redes sociais. 

Ministrante: Carolina Braga 

Número de participantes: 20 

Duração: 4 horas 

Data: 29 de outubro 

Horário: 14 às 18h 

Local: Casa da Economia Criativa (Rua Santa Rita Durão, 1275 - Funcionários) Valor da inscrição: 10 reais 


Elaboração de Projetos Culturais 
A oficina tem como objetivo conscientizar artistas e produtores sobre a importância do planejamento das ações que se quer empreender e promover reflexões sobre as possibilidades de viabilização do trabalho artístico, assim como a aplicabilidade de cada tipo de mecanismo de financiamento. A oficina irá orientar os alunos nas questões práticas e técnicas das leis de incentivo à cultura em âmbito federal, estadual e municipal. Ministrante: Ana Amélia Arantes 

Número de participantes: 20 

Carga horária: 8horas 

Data: 28 e 29 de outubro 

Horário: 14 às 18h 

Local: Casa Uma (Rua dos Aimorés, 1451 - Funcionários) Valor da inscrição: 10 

Pré-requisito: O participante deve ter alguma experiência prévia na área cultural. 


Direitos Autorais 
Palestra sobre a atual legislação de direitos autorais. 
Palestrante: Rafael Neumayr 
Carga horária: 4 horas 
Data: 30 de outubro Horário: 14 às 18h 
Local: Casa Una (Rua dos Aimorés, 1451 - Funcionários) 
Valor da inscrição: 10 


Desenvolvimento de portfólio e peças para captação de recursos 
O objetivo do workshop é capacitar artistas e produtores culturais para a elaboração de portfólios e projetos de captação de recursos. Serão trabalhados, entre outros, os seguintes temas: análise e discussão sobre estrutura tradicional de portfólios e projetos para captação de recursos; projeto gráfico - diagramação, estilos, formatos, custos e adequação ao perfil da carreira; profissionais a serem contratados e itens a serem observados em cada contratação; análise crítica de diferentes exemplos de portfólios e apresentações gráficas para captação de recursos; análise das moedas de troca, também conhecidas como contrapartida ou reciprocidade, para patrocinadores; orientação para adaptação das informações já produzidas para transposição para sites sobre as carreiras. Solicita-se que participante leve todo o material referente às carreiras artísticas. 
Ministrante: Fernando Lara 
Número de participantes: 20 
Carga horária: 8 horas 
Data: 28 de outubro 
Horário: de 9 às 13h e das 14 às 18h
Local: Casa da Economia Criativa (Rua Santa Rita Durão, 1275 - Funcionários) 
Valor da inscrição: 10 


Pandeiro Contemporâneo e Teoria Rítmica 
A oficina segue o método de ensino criado por Túlio Araújo abrangendo teorias rítmicas, neurolinguística, técnicas de improvisação e concepções e práticas em conjunto para desenvolver o aprendizado de seus alunos, de forma fluida e rápida. Cada participante deve levar seu próprio pandeiro. Não é necessário saber tocar nada específico, apenas já ter tido um mínimo contato com o instrumento. 
Ministrante: Túlio Araújo - Percussionista formado pelo CEFAR, do Palácio das Artes, e pela renomada Bituca Universidade de Música Popular. Desde 1999, dedica-se ao estudo de técnicas contemporâneas avançadas no seu principal instrumento: o pandeiro. 
Número de participantes: até 70 pessoas 
Carga horária: 4 horas 
Data: 31 de outubro 
Horário: 14 às 18h Local: Casa Uma (Rua dos Aimorés, 1451 - Funcionários) 
Valor da inscrição: 10 reais 


Oficina de Programação visual: o cartaz serigráfico 
O objetivo da oficina é capacitar os participantes nos conceitos de composição gráfica, tratamentos gráficos adaptados a técnica da serigrafia, tipografia e lettering básicos para composição de informações textuais, teoria das cores, finalização e saída para processos de impressão serigráfico, gravação de matrizes, preparação e impressão de cartazes. 
Ministrante: Estúdio 45Jujubas 
Número de participantes: 15 
Carga horária: 24horas 
Data: 28 a 31 de outubro 
Horário: 13 às 19h 
Local: Casa Uma (Rua dos Aimorés, 1451 - Funcionários)
Valor da inscrição: 450 reais (material incluso) 

INSCRIÇÕES: pelo site http://www.sympla.com.br/transborda   


SONÂNCIAS - DIÁLOGOS SOBRE O MERCADO MUSICAL 2

8 de outubro Procurando a banca pra vender o peixe: consonâncias e dissonâncias sobre música e mercado 
Questões: É possível um mercado médio da música? Ele existe no Brasil? Quais modelos temos fora do país? Mercado x Setor público forte. Como formar público? Local: Auditório Centro Universitário Una Horário: 20h Sonantes: Brisa Marques (cantora, atriz, ativista cultural) Gian Uccelo (DeckDisc), Pamela Leme (agência Alavanca), Arthur Fitzgibbon (OneRPM) Provocador: Leo Moraes (sócio-diretor do estúdio Pato Multimídia, banda Valsa Binária)

29 de outubro
Quem não se comunica não se amplifica: consonâncias e dissonâncias sobre música e mídia  Questões: Qual a importância na comunicação na busca da sustentabilidade musical? Quais as artimanhas de comunicação utilizadas por artistas que tem conseguido "sucesso" atualmente? O que é novo no mundo da comunicação voltada pra música e o que é defasado? Local: Casa Una Horário: 20h Sonantes: Agostinho Rezende (AMIRT), Rodrigo Ortega (G1/Billboard), Marcos Xi (Rockinpress), Roger Deff (banda Julgamento) Provocador: Bruno Nogueira (Jornalista, Autor de "Reação em Cadeia: Transformações da música no Brasil após a internet")


30 de outubro Erguendo instrumentos e bandeiras: consonâncias e dissonâncias sobre música e política Questões: Lei de incentivo é política pública? Músico politizado, que bicho é esse? Resistir ou integrar? Existe mercado médio da música sem subsídio do governo? Local: Casa Una Horário: 20h Sonantes: Leônidas José (FMC)), Fernanda Paiva (Natura), Rodrigo Maia (Catarse) e Antônio Albino Canelas (secretário de cultura da Bahia) Provocador: Kuru Lima (diretor da Cria! Cultura e co-gestor e fundador do projeto Conexão, antigo Conexão Vivo)

31 de outubro Todo mundo quer tocar: consonâncias e dissonâncias sobre música e programação Questões: Depois do boom dos festivais médios, o que temos agora? Casas de shows, existem? Como abordar? Qual as dificuldades para manter uma programação musical independente em espaços privados? Casas de shows covers: serviço ou desserviço para a cena da música local? Local: Casa Uma Horário: 20h Sonantes: Nara Torres (banda Iconili), Anderson Foca (Festival e Centro Cultural DoSol), Henrique Alberto Correa (produtora Sleepwalkers), Leo Feijó (Casa da Matriz) Provocador: Fabrício Nobre (agência A Construtora)
O Transborda é uma realização do coletivo Pegada e o que nos possibilita fazer com que ele aconteça da forma como a gente o leva para a cidade é patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte, da UNA e do Ímpar Hotéis. A gente tem também a parceria da Casa Una de Cultura e apoio do SEBRAE.    

FESTIVAL TRANSBORDA 2014 - de 28 de outubro e 02 de novembro 

SHOWS: DIA 1/10 - ÀS 19H -  RED BOOTS (RN), CÂMERA (MG), BOOGARINS (GO), MAGLORE (BA) 

DIA 2/10 - ÀS 18H  - ZAIKA (MG), HOTEL CATETE (MG), MAHMUNDI (RJ), APANHADOR SÓ (RS)                                   
Spasso Escola de Circo - Av. Francisco Sá, 16, Prado 20 (inteira) | 10 (meia) | passaporte: 30 (inteira) |15 (meia) http://www.sympla.com.br/transborda Loja Saravá - Loja 107 - R. Fernandes Tourinho, 35 - Savassi 

INFORMAÇÕES PARA PÚBLICO: www.festivaltransborda.com.br 

Quer falar com a gente? Quer saber sobre a gente? Quer ver o que estamos aprontando? 
Bernardo Dias www.vitrolas.com.br +55 31 9227-1275 

Autor / Fonte:raquel.reis@sebraemg.com.br




Comentários