Notícias

Prometheus – Teatro, Canto e Dança

Crédito: Monica Cortez

 

O espetáculo Prometheus, da Cia de Teatro Balagan, de São Paulo, é a atração de 17 a 19 de julho na Funarte MG, em Belo Horizonte.


Prometheus reúne em cena teatro, canto e dança para falar do mito da tragédia do fogo, da criação do homem, da separação dos deuses e dos homens, e do homem e da natureza. Fala dos irmãos Prometeu/Epimeteu, do roubo do fogo, da condenação do titã ao Cáucaso e sua liberação. Em cena, personagens, atores-narradores e coro.


Segundo a produção, a encenação, ainda que tenha a palavra como meio expressivo, traça relações com outras formas de expressão, como o canto e a dança – mais especificamente as danças dos orixás. Assim, ao lado das narrativas, o espaço cênico, a sonoridade, os cantos gregos e as danças afro-brasileiras estabelecem um espaço de cruzamento entre mundos que, aparentemente, são apartados – o passado e o presente, o tempo mítico e o tempo cronológico, as mitologias grega e africana, etc.


O espetáculo Prometheus, contemplado pela Fundação Nacional de Artes no Edital Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, fica em cartaz na Funarte MG, de 17 a 19 de julho. Resultado de pesquisa artística iniciada em janeiro de 2008, o trabalho foi construído a partir de princípios e modos de criação que permeiam a história da Cia Teatro Balagan, como as formas narrativas como base da encenação, o papel do coro como protagonista da ação cênica e, por último, a dança e o canto como matérias expressivas da escritura cênica.


                                                

Serviço

Prometheus – Cia de Teatro Balagan
Funarte MG
De 17 a 19 de julho - às 20h
Rua Januária, 68, Floresta – Belo Horizonte - MG
Ingresso: R$12,00 (inteira) e R$6,00 (meia): estudantes, classe artística e pessoas com mais de 60 (sessenta) anos.
Informações ao público:
contato@ciateatrobalagan.com.br
(11) 3667-4596


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários