Notícias

Carlos Rennó e Porcas Borboletas


Carlos Rennó e Porcas Borboletas

O músico Carlos Rennó e os músicos do grupo Porcas Borboletas conversam com o artista da dança Wagner Schwartz sobre música, tropicalismo e o espetáculo Transobjeto. 
 
Espetáculo 
Transobjeto [Wagner Ribot Pina Miranda Xavier le Schwartz Transobjeto] 22 e 23/08, sexta, 21h e sábado, 20h 
Local: Teatro.   
O espetáculo tematiza questões políticas de migração, identidade, ideologia, exílio, questionando artisticamente seus efeitos e rastros na sociedade contemporânea. A produção de conhecimento é o objetivo principal de sua remontagem, valorizando a experiência cultural de cada pessoa na sua relação com aquilo que se apresenta e, também, com aquilo que foi construído simbolicamente nesse trabalho. Com destaque na mídia e, também, foco de estudos nas escolas e universidades de dança no Brasil e, em publicações nacionais e internacionais, Transobjeto traz, em sua proposta cênica e contextual, a complexidade do pensamento colonial brasileiro.   "Os nomes dos criadores contemporâneos: La Ribot, Xavier Le Roy e Pina Bausch são apresentados como metatextos de signos codificados. Os nomes são mencionados como objetos sensíveis dentro de um lugar existente. O elemento continente propõe a observação desses objetos através de uma outra estética - integrada ao conceito de "margem" - que possui seu próprio nível de densidade, seu espaço mestiço, percebendo a dinâmica multicultural contemporânea que possibilita dissolver relações autorais no processo de construção de um ser-linguagem-marginal. As interferências brasileiras apresentadas nas quatro instâncias do espetáculo relacionam-se com uma concepção artístico-metodológica do Modernismo no Brasil, da Antropofagia, do Concretismo e Neoconcretismo, da Tropicália e de suas relações com as expectativas estéticas oriundas do novo." (2004, WS) 
Transobjeto foi selecionado pelo programa Rumos Dança Itaú Cultural 2003/2004 que circulou por festivais no Brasil [SESC/SP / Festival de dança do Recife / Panorama Festival - RJ / FID - BH/ Porto Alegre em Cena / Espaço Xisto - Salvador / Galeria Vermelho - SP] América Latina [FIVO - Montevidéu / Sudespierto - Buenos Aires] e Europa [Ano França/Brasil 2005 - Paris / Festival Move Berlim - Berlim / Queer Zagreb Festival - Zagreb]. 

    

Autor / Fonte:villas@santoamaro.sescsp.org.br




Comentários