Notícias

Começa o 8º Dança Ourinhos

Foto: Bete Arenque ministrará oficina Clássico – o reequilíbrio essencial



De 13 a 17 de novembro acontece o 8º Dança Ourinhos.

 

A programação é formada por mostra profissional, semi profissional e amadora. Também serão oferecidas oficinas e workshops. 

 

Procurando   atender  as particularidades de vários gêneros de dança, a edição deste ano  receberá  trabalhos  coreográficos nas modalidades: clássico, neoclássico, moderno, contemporâneo, jazz, danças urbanas, folclórica/popular, sapateado e estilo livre.

 

Paralelamente  acontecerá  a  tradicional  Festa  da  Cultura Brasileira  com  danças populares  e  folclóricas,  música  de  raiz, comidas  típicas,  Feira  do  Artesanato  e  da Sapatilha e Exposição de Fotografias.

 

Um dos diferenciais da 8ª edição do Dança Ourinhos será a realização da seletiva do 22º Passo de Arte 2014, seu objetivo é selecionar qualitativamente os melhores trabalhos para a   competição Internacional que  acontecerá em  julho de 2014 na  cidade  de Indaiatuba/SP.

 

A seletiva acontecerá no dia 15/11/2012 - 6º feira - no Teatro Municipal "Miguel Cury" em Ourinhos/SP. 

 

O “Dança Ourinhos” é um evento realizado desde 2006, pela Prefeitura Municipal de Ourinhos através da Secretaria Municipal de Cultura na cidade de Ourinhos/SP. Esse ano,  em  sua  8ª  edição,  contará  com  uma  extensa  programação  além da  integração de outras expressões artísticas.

 

 


Oficina com Bete Arenque - Clássico – o reequilíbrio essencial

 

Aula de dança clássica, estruturada prioritariamente a partir do método de Vaganova, com o objetivo de reorganização do movimento da parte posterior do corpo do bailarino.

 

Utilizando o repertório clássico já apreendido pelos participantes, e seguindo a estrutura tradicional das partes que compõem uma aula de ballet (alongamento, barra e centro) propõe sua realização a partir de uma abordagem que relaciona funcionalidade, assistência e resistência à força gravitacional da terra objetivando melhorar a mobilidade e sustentação do corpo no espaço e sua expressividade no trabalho de interpretação.

Carga horária: 04h30

 

PROGRAMA DA OFICINA

Dia 15/11

Apresentação do trabalho – duração 20 min.

Exibição de imagens que ilustram a diferença entre a expressividade das partes anterior e posterior do corpo do bailarino na realização do movimento.

Barra de chão – duração 30 min.

Centro – duração 30 min.

Roda de avaliação – duração 10 min.

Dia 16/11

Alongamento - duração 10 min.

Barra - duração 40 min.

Centro - duração 40 min.

Dia 17/11

Barra - duração 30 min.

Centro - duração 40 min.

Mulheres em pontas e Homens em grandes saltos - duração 20 min.


 

Serviço
8º Dança Ourinhos.
De 13 a 17 de novembro


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários