Eventos

ENTRE - Mimulus Cia. de Dança na 39° Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

MIMULUS CIA. DE DANÇA - ENTRE

 

A Mimulus Cia de Dança é uma forte referência no cenário da dança brasileira.

Ao longo de sua trajetória, buscou referências sobre as danças de salão em diversos países, num trabalho intenso de pesquisa, a partir da qual desenvolveu uma nova linguagem. Desrespeitando os limites formais da sua base e, assumindo um processo de contaminação, criou um novo e exemplar conceito de dança contemporânea. Como consequência, seus espetáculos vêm surpreendendo o público e a crítica de diversos países.

ENTRE resgata as potencialidades humanizadoras, os caminhos encorajadores, as possibilidades de encontrar os motivos que encantam a convivência e o que aproxima e fascina as pessoas. É um espaço de ligação, o espaço do encontro, o lugar que nos seduz à carinhosa tarefa de descobrir o outro enquanto se está sendo descoberto. 

O espetáculo ENTRE  estreou em março de 2012 no Teatro Sesiminas em Belo Horizonte. Em novembro do ano passado, foi  escolhido pelo SESC de São Paulo para a reinauguração da Sala Paulo Autran da Unidade de Pinheiros, como uma homengem à Mimulus Cia de Dança pela comemoração dos seus 20 anos de existência.

As próximas apresentações do ENTRE acontecerão em maio no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no Teatro Municipal de São Paulo e no Teatro Guaira em Curitiba, inserido no Festival Internacional de Dança O Boticário.

 

 

ENTRE

 

O espetáculo reflete alguns dos significados que essa palavra possa sugerir, seja por denotar um território fronteiriço ocupado pela Mimulus Cia de Dança e que tem propiciado grande estímulo às suas inovações, seja como um convite para estreitar relações. Portanto, atravessa as questões da identidade e do encontro. 

Nas coreografias, a perspectiva do encontro é traduzida por uma presença maior de duos. Quanto à identidade, a Cia procura-se em lugares de criação, entre a dança de salão e a dança contemporânea, um não-lugar que atinge os dois mundos.

O espetáculo se desenvolve em zonas de contatos, tanto em termos materiais e estéticos quanto aos aspectos emocionais e simbólicos.

ENTRE pode ser entendido também como um convite para o espectador se deixar tomar por um espetáculo traçado pelo carinho de todo o Grupo.

 

MIMULUS CIA. DE DANÇA

 

Fundada em 1992, a companhia sempre manteve a dança de salão como base para seus trabalhos. No entanto, movida por sua inquietação natural, transpôs os limites formais de cada estilo, fundiu técnicas contemporâneas e ganhou elementos teatrais, o que resultou em uma linguagem própria e inovadora, um estilo vibrante e único no qual se destacam a garra e a energia dos oito bailarinos que compõem o seu elenco. A Mimulus mantém-se permeável às múltiplas possibilidades que lhe oferece o mundo contemporâneo, apresentando sempre resultados surpreendentes como se pode ver nos espetáculos “Dolores”, “Por um Fio” e o recente ”Entre” que, entre outros significados da palavra, explora o “não lugar” onde a Cia se coloca em sua intensa busca. O espetáculo DOLORES estreou em novembro de 2007e já foi apresentado no Jacob’s Pillow Dance Festival, USA; no Festival des Artsde Saint-Sauveur, Canadá, Festival Internacional Madrid en Danza, Espanha,Festival de Kuopio,  Finlândia: Maison de La Danse, França – Lyon, Beleye outros importantes festivais nacionais e internacionais. Integrando o PalcoGiratório 2010 – SESC Nacional, DOLORES circulou por mais de 30 cidadesbrasileiras.

No final de 2009, a Mimulus estreou o espetáculo POR UM FIO, transpondo o fascínio pelos bordados, escritos, amontoados de Arthur Bispo do Rosário, para o emaranhado de braços e corpos que bordam coreografias. Emaranhado de fios elétricos, filamentos das lâmpadas incandescentes que se confundem com os fios condutores das coreografias e com a sucata do trabalho dos bailarinos, que lhes servem de matéria prima para a composição da obra. POR UM FIO foi vencedor dos Prêmios SESC/SATED 2010: Melhor Espetáculo de Dança, Melhor Coreógrafo, Melhor Bailarino (Bruno Ferreira). Prêmios USIMINAS/SINPARC: Melhor Bailarino (Rodrigo de Castro); Melhor Iluminação (Rodrigo Marçal); Melhor Cenário (Ed Andrade); Melhor Diretor (Jomar Mesquita); Melhor Espetáculo de Dança. Em 2011 e 2012, o espetáculo marcou presença em importantes festivais nacionais e internacionais.

 

39ª CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DO TEATRO E DA DANÇA 2013

ESPETÁCULO: ENTRE – Mimulus Cia de Dança

DIAS: 16 E 17 DE FEVEREIRO

LOCAL: PALACIO DAS ARTES – GRANDE TEATRO

VENDAS DE INGRESSOS: POSTOS SIMPARC, PALÁCIO DAS ARTES E GALPÃO DA MIMULUS

INFORMAÇÕES: 3295-5213

 

 

 






Comentários