Eventos

Espetáculo de rua POSSO DANÇAR PRA VOCÊ?

Grupo de dança Cia. Domínio Público comemora 20 anos e percorre 25 cidades paulistas com o espetáculo de rua "Posso Dançar Pra Você?"

As apresentações, gratuitas, serão em praças públicas, sem hora marcada.  
 
A Cia. Domínio Público - grupo de dança contemporânea de Campinas, com direção artística de Holly Cavrell - comemora 20 anos de carreira com o pé na estrada e, em um trajeto de mais de 3 mil quilômetros, apresenta, nas praças centrais de 25 cidades paulistas, a intervenção urbana "Posso Dançar Pra Você?". As apresentações, realizadas entre 27 de julho a 19 de setembro, são gratuitas e destinadas a todos os públicos. 
 
O projeto, financiado pelo Edital do ProAC Nº 14/2014 (concurso de apoio a projetos de circulação de espetáculo de artes cênicas para a rua) da Secretaria de Estado da Cultura, consiste na realização da temporada nos municípios de Araras, Araraquara, Catanduva, São José do Rio Preto, Barretos, Bebedouro, Ribeirão Preto, Batatais, Pirassununga, Americana, Lençóis Paulista, Lins, Araçatuba, Presidente Prudente, Assis, Ourinhos, Itapetininga, Sorocaba, Jacareí, São Paulo, Santos, Praia Grande, Itanhaém, Peruíbe e Ilha Comprida. 
 
"As cidades foram escolhidas de forma a descentralizar a oferta cultural, tendo em conta a questão geográfica e a densidade populacional desses locais", destaca a diretora Holly Cavrell. Desta forma, o projeto percorrerá todas as regiões administrativas e metropolitanas do estado de São Paulo, contemplando localidades com menos de 10 mil habitantes, assim como metrópoles, com uma população de mais de 11 milhões. 
 
Entre o cotidiano e o poético 
 
Idealizada para espaços públicos, "Posso Dançar Pra Você?" busca compreender os limites sutis entre o cotidiano e o poético. A partir de uma estrutura porosa aos acontecimentos da rua, a intervenção interage de modo sutil e delicado com o cotidiano do espaço público e de seus transeuntes, quase que pedindo permissão para se instaurar. Não é à toa que os bailarinos de fato perguntam: "Posso Dançar Pra Você?". Estabelece-se, dessa forma, uma relação sensível entre os bailarinos, o público e o espaço, promovendo uma reflexão sobre o automatismo das relações humanas, cada vez menos sensíveis e menos percebidas, nos agitados centros urbanos das nossas cidades. 
 
Desde sua estreia em 2012, "Posso Dançar Pra Você?" já totalizou mais de 100 apresentações nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pernambuco e Paraíba. A cada apresentação, o trabalho se reformula e se ressignifica pelas diferenças culturais de cada espaço-tempo, pelas geografias e arquiteturas de cada cidade, pelo cotidiano de cada praça, pela recepção de cada um que tem seu caminho momentaneamente interrompido pela intervenção.   
 
Cia. Domínio Público: 20 anos 
 
A Cia. Domínio Público - criada em 1995 por Holly Cavrell, conceituada bailarina, coreógrafa e professora da Unicamp - comemora, em 2015, 20 anos de atividade de pesquisa e criação ininterrupta. Em 2014, ganhou, na categoria Dança, o Prêmio Governador do Estado de São Paulo, concedido pela Secretaria de Estado da Cultura. 
 
É um grupo de pesquisa e criação em dança contemporânea, que busca desenvolver e aprofundar novas expressões de linguagem corporal, visando a criação, produção e circulação de espetáculos artísticos. 
 
A Cia. Domínio Público procura romper barreiras entre o artista e o espectador, se abrindo para a experimentação do corpo em relação a diferentes espaços. Pretende não somente estabelecer novas possibilidades de troca e conexão com as pessoas que transitam ou ocupam esses espaços, mas também fomentar novas formas de criação e fazer artístico. 
 
Desde a sua criação, o grupo produziu 21 espetáculos - cinco deles em repertório - e dois vídeos de dança, com os quais foi premiado em várias mostras e festivais de dança. 
 
Ficha técnica de "Posso Dançar Pra Você" 
 
Criação: Cia. Domínio Público 
Direção: Holly Cavrell 
Intérpretes Criadores: Gustavo Valezi, Lineker, Sara Mazon e Talita Florêncio 
Figurino: Caio Sanfelice 
Produção Executiva: Margarida Sequeira Duarte   
 
Agenda de apresentações 
 
31 ago - Lençóis Paulista Local: Praça Com. José Zillo Horário: Período da manhã   
 
31 ago - Lins Local: Calçadão da Rua Rio Branco com a Rua 21 de Abril Horário: Período da tarde   
 
1 set - Araçatuba Local: Calçadão da Rua Marechal Deodoro Horário: Período da manhã   
 
1 set - Presidente Prudente Local: Calçadão da Rua Tenente Nicolau Horário: Período da tarde   
 
2 set - Assis Local: Praça D. Pedro I (Praça da Catedral) Horário: Período da manhã   
 
2 set - Ourinhos Local: Praça Mello Peixoto (Praça Central) Horário: Período da tarde   
 
3 set - Itapetininga Local: Praça Marechal Deodoro (Largo dos Amores) Horário: Período da manhã   
 
3 set - Sorocaba Local: Praça Cel. Fernando Prestes (Praça Central) Horário: Período da tarde   
 
4 set - Jacareí Local: Calçadão da Praça Conde Frontin Horário: Período da manhã   
 
4 set - São Paulo Local: Praça Ramos de Azevedo (Theatro Municipal) Horário: Período da tarde   
 
17 set - Santos Local: a definir Horário: Período da manhã   
 
17 set - Praia Grande Local: Área externa do espaço de convivência "Boqueirão" Horário: Período da tarde   
 
18 set - Itanhaém Local: Praça Narciso de Andrade (Centro Histórico) Horário: Período da manhã   
 
18 set - Peruíbe Local: Praça Flórida Horário: Período da tarde   
 
19 set - Ilha Comprida Local: Praça do Boqueirão Horário: Período da manhã 

Autor / Fonte:Claudia Corbett




Comentários