Notícias

Espetáculo LEGADO ANDALUSI

 
LEGADO ANDALUSI da Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero no GRANDE TEATRO DO SESC PALLADIUM  
 
"Oh! gentes de Al-Andalus que gozo el vuestro! Teneis água, sombra, rios y árboles el paraíso eterno no está sino em vuestras moradas, Y si hubiese que elegir com este me quedaria..." 
 
Ibn Jafaya, poeta hispanoárabe (1058-1138) 
 
No dia 20 de setembro, o espetáculo LEGADO ANDALUSI, da Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero, poderá ser visto no Grande Teatro do Sesc Palladium. Será uma única apresentação. Neste espetáculo, teremos novidades, como a iluminação toda projetada por Carlos Carretero, e a inserção de novas bailarinas na Companhia. 
 
Os ingressos poderão ser adquiridos na bilheteria do Sesc Palladium ou no site http://www.ingresso.com/belo-horizonte/home/espetaculo/teatro/legado-andalusi 
 
Sobre a montagem 
 
A herança Andalusi faz parte dos sinais de identidade da cultura espanhola. Viva tanto na Europa como além mar, a cultura flamenca dialoga com outras manifestações ao redor do mundo. Recuperar este legado, mesclá-lo com a cultura brasileira e difundí-lo para o público é o objetivo do espetáculo LEGADO ANDALUSI, concebido pela Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero. A montagem estreou oficialmente no Teatro da Cidade, em agosto de 2014. 
 
Com referências da música Moura e nos bailes mouriscos - presentes em todas as comemorações populares da região da Andaluzia, na Espanha - a montagem mistura bailes folclóricos com música gitana e caribenha. Até uma versão "flamenca" de Noite de meu bem integra a parte da coreografia, que conta com a participação de 11 bailarinas da companhia.   
 
As influências das raízes Ibéricas na cultura brasileira são visíveis na dança, no teatro e também no folclore. Festas populares como Cavalhadas (Lutas de Mouros e Cristãos),  cânticos em procissões religiosas (como nas festas de Nossa Senhora do Rosário e na procissão de São Sebastião, na região do Serro, em Minas Gerais), na batida dos atabaques e na literatura de Cordel essa relação fica bastante evidenciada. 
 
Sobre a Cia. de Baile Flamenco Fátima Carretero 
 
Fundada em 1985 pelo artista plástico Carlos Carretero e pela bailarina e  coreógrafa Fátima Carretero, a companhia tem como premissa difundir a cultura flamenca. Com quase 30 anos de estrada, a Cia. fez sua estreia na 41ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. 
 
Fátima Carretero 
 
Nascida em Belo Horizonte, estudou bale clássico e foi integrante do Corpo de Baile da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes). Seguiu a carreira Clássica fazendo cursos de ballet e coreografia no Teatro Colón de Buenos Aires, e então começou seus estudos na dança espanhola com Ivan Bravo (bailarino e coreógrafo espanhol, contratado para a montagem do espetáculo Hispanidad, (Palácio das Artes, 1985) e com Miguel Medina (Diretor e coreógrafo de Coros y Danzas de Granada - Espanha) e Flamenco com Maria Guardia Gomez "Mariquilla'' (Catedrática de Flamencologia de la Universidad de Granada - Espanha) Juan Andres Maya, Granada e Manolo Marin em Sevilla - Espanha. Em 1985 funda a primeira Cia de baile Flamenco, com o artista plástico espanhol Carlos Carretero. Foi responsável pela coreografia da Opera "Carmen" com a direção de Bibi Ferreira e também foi coreógrafa da personagem  Carmen na ópera dirigida por Carla Camurati.  
 
Carlos Carretero 
 
Pintor espanhol, reside no Brasil desde 1971. Possui  uma vasta obra, tendo realizado inúmeras exposições no Brasil e na Espanha. Além das pinturas em óleo sobre tela, cria cenários , figurinos e ambientações para espetáculos artísticos e eventos, além de produzir ilustrações para cartazes, programas, livros e discos e tem obras catalogadas na História del Flamenco, da Editora Tartesos. Amante da gastronomia, ainda ministra cursos de culinária espanhola. 
 
Redes: 
Canal YouTube - 
https://www.youtube.com/watch?v=ETXp0LIGH6I                                
 
Ficha Técnica   
 
Roteiro: CARLOS CARRETERO 
Direção e Coreografia: FÁTIMA CARRETERO 
Narrador: TÉO LOPES 
BAILARINAS DA COMPANHIA:
Solistas: AIXA CARRETERO, MARIEN CARRETERO, MARCELLE FACURY
Corpo de Baile: DANIELA MALLARD, JOYCE SANTOS, LILIAN KELLY, LILIAN VIEIRA, LUANA VARELLA.
Estagiárias Escuela Flamenca Los Del Rocio: ARLETE CHAVES, PATRÍCIA FORTES e STELLA DIAZ      
Bailarinas Convidadas: JANICE PIRES e MARISE MARCELLO 
Ensaiadora: DANIELA MALLARD 
Iluminação: CARLOS CARRETERO 
Figurino: ATELIE WALMA ALVES, DONA ZICA 
Contrarregra: PEDRO MELO 
Produção: LEÃO CULTURA - Flávia Leão 
Assistentes de Produção: Fatinha Carvalho e Feliciana Figueiredo 
Agradecimentos: Deyse Gomes de Farias, Luiz Gomide, Tiago Tonial e todo o elenco.       
 
Espetáculo LEGADO ANDALUSI 
20 de setembro - 19h 
Grande Teatro do SESC PALLADIUM 
Ingressos: R$ 40,00 (inteira) - R$ 20,00 (meia) 
Modalidade:  Dança Flamenca 
Classificação etária: livre 
Duração: 80min. 
 
Assessoria de Imprensa Luciana Braga - (31) 8742-9632         
links de vídeos: 

Autor / Fonte:Luciana Braga




Comentários