Notícias

Festival Contemporâneo de Dança 2013

Foto: Jared e Angela/Divulgação

 

 

Até 24 de novembro o público de São Paulo (SP) poderá conferir a sexta edição do Festival Contemporâneo de Dança 2013.

 

Segundo os organizadores, “o FCD reúne em SP artistas de vários países comprometidos com a reflexão poética e crítica que caracteriza os processos criativos em dança contemporânea. A 6ª edição do FCD reforça seu engajamento na difusão de distintos pensamentos coreográficos que desarranjam nossos hábitos cognitivos, desafiando-nos a perceber outros modos de existir.  Na contramão de outras iniciativas culturais que privilegiam o acúmulo de atrações medindo seus resultados em termos quantitativos, os convidados desta edição terão a oportunidade de permanecer na cidade por um longo período para uma real partilha de suas práticas”.

 

Além da apresentação dos espetáculos – com entrada franca ou a preços populares - , a programação contempla também  três oficinas de criação gratuitas voltadas à qualificação artística e mais uma edição do 7×7, projeto que promove a prática da escrita criativa a partir do contato com as propostas do Festival.

 

O FCD recebe novamente os jovens artistas Fernando Belfiore (São Paulo/Amsterdã) e Michelle Moura (Curitiba), e pela primeira vez no Brasil os criadores europeus Ivo Dimchev (Sófia/Bruxelas), Sofia Dias e Vítor Roriz (Lisboa) e Jared Gradinger e Angela Schubot (Berlim). Há também a presença do coreógrafo e diretor artístico do Grupo Cena 11, Alejandro Ahmed.

 

Espetáculos

 

Jared e Angela
What they are instead of
Jared Gradinger e Angela Schubot (Berlim)
FUNARTE 15 a 17 de novembro
sexta a domingo às 19h

 

Como podemos coexistir? Dizer “eu” significa transformar o outro em uma identidade estrangeira. Pode a intimidade abraçar a alteridade para formar uma espécie de ser comum? Se o ser se estende além dos limites da nossa pele, pode isso se tornar a evidência dos nossos múltiplos modos de existir, da simbiose através do pertencimento?

Quão íntimos podemos ser? Para onde vai o excesso de intimidade? Quanto da nossa individualidade resta no final? Quantos resquícios de ego sou capaz de eliminar e de quantos preciso?

 

Angela Schubot e Jared Gradinger se conheceram há nove anos. Em What they are instead of eles buscam uma união incondicional.

Jared Gradinger e Angela Schubot investigam modos de extrapolar o corpo. O ponto de partida é a busca de uma união incondicional para escapar da sua própria identidade. Eles descobriram uma forte ligação e um interesse mútuo por linguagens de movimento puramente físicas e extremamente dinâmicas. Seu trabalho tem sido apresentado na Europa, América do Sul e Austrália em diversos contextos e é frequentemente combinado com atividades de ensino e pesquisa.

 

 

Try-out van .whatdowefinallyshare. van Fernando Belfiore bij Dansmakers, Amsterdam Noord
.whatdowefinallyshare.
Fernando Belfiore (São Paulo/Amsterdã)
FUNARTE 22 a 24 de novembro
sexta a domingo às 19h

 

.whatdowefinallyshare. é uma performance que indaga diversos modos de “estar junto”. Três performers encaram uma jornada deixando-se afetar pelas relações estabelecidas entre si e com os demais elementos inseridos em cena. O corpo é o lugar onde o outro poderia estar. O que produzimos, disseminamos e experimentamos individual e coletivamente e como isso nos afeta? Intensa e com humor, a performance produz imagens fortes e misturas inusitadas.

 

Fernando Belfiore é coreógrafo e performer formado pela EAD/São Paulo e SNDO/Amsterdã. Trabalhou com Deborah Hay, Jeremy Wade, Ann Liv Young e Ibrahim Quraishi e apresentou suas próprias criações em diversos países da Europa e no Brasil. Sua obra “The Miserable Thing” foi selecionada para o “ITs Festival Choreography Awards” e recebeu o prêmio de melhor direção no “Festival ACT” na Espanha em 2012. É um dos artistas residentes na instituição “Dansmakers Amsterdam”, na Holanda, contexto onde criou os trabalhos “Youmust” e “.whatdowefinallyshare.” (indicado pela associação Aerowaves como um dos destaques de 2013).

 

 

Serviço:
Festival Contemporâneo de Dança 2013
Até 24 de novembro

ESPAÇOS:
OLIDO – Galeria Olido – Av. São João, 473 – Centro –São Paulo/SP. Entrada franca. A bilheteria abrirá uma hora antes do início do espetáculo.
FUNARTE – Complexo Cultural Funarte – Sala Renée Gumiel – Alameda Nothmann, 1058 – Santa Cecília – São Paulo/SP. Ingressos: R$ 5,00 e R$ 2,50. A bilheteria abrirá uma hora antes do início do espetáculo.
Mais informações:
www.festivalcontemporaneodedança.com


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários