Notícias

Festival de Dança Joinville

 

 

O público catarinense e os visitantes têm até o dia 27 de julho para conferir o Festival de Dança Joinville.

 

Um dos mais tradicionais festivais competitivos do país, o Festival de Dança Joinville , em Santa Catarina, comemora 30 anos de trajetória.

 

Depois da abertura com o Ballet Nacional do Uruguai no dia 18, o Festival de Dança Joinville apresentará outras grandes atrações como a Noite de Gala, no dia 22, que fará uma celebração ao centenário de “A Sagração da Primavera”, com apresentações da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com o balé “Les Sylphides”, e do Balé Teatro Guaíra, com apresentação de “A Sagração da Primavera”, com direção de Olga Roriz.

 

Mostra Competitiva

 

Os grupos e bailarinos selecionados pelos curadores artísticos do festival são avaliados por um júri na disputa em sete gêneros:  Balé Clássico de Repertório, Balé Clássico, Dança Contemporânea, Sapateado, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares.

 

Os jurados também honram destaques com a premiação especial: troféu de Melhor Grupo, e medalhas de ouro para Prêmio Revelação, Melhor Bailarino e Melhor Bailarina. Ao total, são R$ 36 mil em dinheiro para esses agraciados. O Coreógrafo Revelação recebe um certificado de classificação e ganha ainda uma viagem de uma semana para o exterior, onde deverá participar de evento relacionado ao gênero de atuação do profissional escolhido.

 

Outras atrações

 

 

E não é só de competição que vive o Festival, pois há uma programação intensa formada por muitas atrações divididas em programas: Mostra Contemporânea de Dança, Meia Ponta, Palcos Abertos,  Cursos e Oficinas, Feira da Sapatilha, Eventos Especiais.

 

História do Festival de Dança Joinville

 

Consagrados em 30 anos de edições ininterruptas, o Festival de Dança de Joinville é referência nacional e internacional para quem vivencia a dança. Por seu palco passaram jovens bailarinos e coreógrafos, que hoje se destacam profissionalmente. Desde sua primeira edição, em 1983, o evento somente cresceu, tornando-se um grande guarda-chuva, com eventos e atividades simultâneas, da realização de mostras até cursos, oficinas e atividades para a discussão de temas relacionados à dança, proporcionando um rico intercâmbio entre os participantes que vêm de todos os cantos do Brasil e do exterior.

 

Para acomodar esta programação, o festival passou dos cinco dias da primeira edição para os atuais onze, e hoje é considerado pelo Guinness Book o maior festival de dança do mundo.

 

Serviço
Festival de Dança Joinville
Até 27 de julho
Mais informações:
http://www.festivaldedanca.com.br/2013/index.php


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários