Notícias

III Prêmio Zumbi de Cultura


A Companhia Baobá de Dança – Minas, em parceria com a Fundação Clovis Salgado, realiza o III Prêmio Zumbi de Cultura, na IV Comemoração da Consciência Negra e dos 317 anos de luta e morte de Zumbi.


O evento acontecerá no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG) - dia 19 de novembro, segunda, de 9h30 às 22h, no Teatro João Ceschiatti; e dia 20 de novembro, terça, de 19h às 22h, na Sala Juvenal Dias.


Na programação, música, dança literatura, artes plásticas e teatro.


O III Prêmio Zumbi de Cultural homenageará  Maria Carlota (Candomblé  de  Angola) e Nelson Mateus (Umbandista). O Prêmio contemplará 10 pessoas que se destacaram nas artes negra em Minas Gerais, confeccionado pelo artista plástico Jorge dos Anjos.


A organização solicita que cada entidade indique 03 (três) nomes de pessoas para concorrer ao III Prêmio “Zumbi de Cultura“ no ano de 2012.


A comissão que elegerá os premiados é formada por representantes da sociedade civil, classe artística, poder público, Palácio das Artes e a representante da Cia Baobá, Júnia Bertolino, idealizadora do Prêmio.


Cada entidade terá até o dia 09/11/2012 para enviar os três nomes e currículo resumido (meia ou um página) de cada pessoa indicada. O prêmio é distribuído nas seguintes categorias: dança, teatro, música (canto, samba, percussão, hip hop), religiosidade, literatura, educação, manifestação cultural, personalidade negra e atuação política.


 

III Prêmio Zumbi de Cultura


No dia 19, no Teatro João Ceschiatti, de 09h30 às 22h, Rodas de conversas e performances recebendo vários grupos e artistas. Em discussões temáticas como: “Outras formas de Resistência: África, Minas e Brasil" e "Política cultural e Empreendedorismo".


No dia 20, na Sala Juvenal Dias, de 19h às 22h, solenidade III Prêmio Zumbi (shows) e Comemoração da Consciência Negra. Na ocasião, será entregue o III Prêmio Zumbi de Cultura em comemoração pelos 317 anos de luta e morte de Zumbi de Palmares para 10 (dez) pessoas que se destacam nos campos das artes, da política e da cultura negra, em Minas e no Brasil. Este ano os homenageados são Maria Carlota (Candomblé de Angola) e Nelson Mateus (Umbandista).

 

A Companhia Baobá de Dança – Minas foi criada em 1999, buscando abordar o cotidiano do negro, sua cultura, ritmos, poesia e dança afro-brasileira. O seu intuito é trazer a público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez. Além disso, mostrar a cultura popular das diversas comunidades do território nacional, ressaltando valores e temáticas importantes dessa cultura, como a oralidade, memória, ancestralidade, identidade e, sobretudo, o notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana.

 

A entrega do Prêmio Cultura de Zumbi no Palácio das Artes, e a parceria da Fundação Clóvis Salgado revestem-se também de importância simbólica, devido à singularidade desse espaço cultural, tradicionalmente destinado às elites da cidade. Nos últimos anos, antenado com as positivas mudanças dos tempos, o Palácio das Artes se abre à cultura negra e à população negra enquanto artífice e público. A Cia Baobá ressalta a importância desta parceria com os artistas de Minas e grupos culturais além de ser uma iniciativa que valoriza e fortalece ações culturais na cidade de Belo Horizonte.

 

Serviço
III Prêmio Zumbi de Cultura
Indicação ao prêmio até o dia 09/11
Realização do evento – Dias 19 e 20 de novembro
Local: Palácio das Artes – Belo Horizonte (MG)
Mais informações:
Companhia Baobá de Dança - Minas   

Tels : (31) 9917-6762/ 3467-6762

E-mails : baoba.danca@gmail.com/juniabertolino@yahoo.com.br

http://www.myspace.com/ciabaoba

 www.uniblog.com.br/juniabertolino/

www.ciabaoba.com.br


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários