Notícias

IX Bienal Internacional de Dança do Ceará

Foto: Grupo de Rua / Bruno Beltrão/Divulgação

 

 

Começa hoje e vai até o dia 6 de novembro a IX Bienal Internacional de Dança do Ceará.

 

As cidades que receberão a programação são Fortaleza, Paracuru, Itapipoca, Sobral, Juá, Tabuleiro do Norte, Crato e Juazeiro.

 

Na programação, atrações como espetáculos, performances, oficinas, palestras, coproduções, residências.

 

Além de contar com artistas do estado, a Bienal tem ainda atrações de Pernambuco, Piauí, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Porto Alegre, além dos países Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica e França. apresenta trabalhos do Ceará, Recife, Piauí, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Porto Alegre, além de obras provenientes de Portugal, Espanha, Alemanha, Bélgica e França.

 

Segundo divulgação da IX Bienal Internacional de Dança do Ceará, “Nessa edição, uma atenção especial é conferida à criação coreográfica que se configura a partir do diálogo com as danças urbanas. Envolvendo desde artistas internacionalmente consagrados até jovens intérpretes iniciando um percurso autoral, a Bienal apresenta trabalhos que se desdobram na confluência do gestual das múltiplas configurações da dança de rua com a encenação contemporânea. Ao mesmo tempo, promove um debate em torno dessa produção, buscando ampliar a discussão, a percepção e a compreensão acerca das forças que atravessam esse lugar de invenção.”

 

Entre os convidados  estão os internacionais Catherine Diverrès (FR), Fabrice Ramalingon (FR), Regina Advento (ALE-BRA), Riki von Falken (ALE), Marco Goecke (ALE), Olga de Soto (BE-ESP), Sofia Dias e Vítor Roriz (PT) Louise Vanneste (BE), Já a agenda nacional contará com Grupo de Rua/ Bruno Beltrão (RJ), Quasar Cia de Dança (GO), Staccato | Paulo Caldas (RJ-CE), Balé do Teatro Guaíra (PR) e São Paulo Companhia de Dança (SP). Da cena local, Valéria Pinheiro, Silvia Moura, Fauller, Gerson Moreno, Héber Stalin e Carlos Santos, entre outros.

 

Serviço

IX Bienal Internacional de Dança do Ceará

De 18 a 6 de novembro – Ceará
Mais informações
http://www.bienaldedanca.com/2013/index.html


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários