Notícias

Kataklò com o espetáculo PUZZLE no Sesc Palladium

KATAKLÒ TRAZ O ESPETÁCULO PUZZLE EM APRESENTAÇÃO ÚNICA NO SESC PALLADIUM   

Companhia atlética italiana é pioneira na união do esporte à dança e traz oito 'atletas bailarinos' ao palco no dia 7 de agosto. Grupo chega a BH encerrando sua turnê pelo Brasil, que já passou por São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador   

A companhia italiana de dança atlética Kataklò chega a Belo Horizonte para apresentação única do espetáculo "Puzzle".  Pioneira na união do esporte à dança, Kataklò é um dos mais consagrados grupos de dança contemporânea do mundo e reúne, atualmente, oito 'atletas bailarinos'. "Puzzle" marca a história da companhia por ser o primeiro espetáculo concebido pelos próprios componentes e é inédito no Brasil - sob direção da diretora e coreógrafa Giullia Staccioli. A apresentação será no Sesc Palladium, no dia 7 de agosto (quinta-feira), às 20h.   

O significado do nome Kataklò já dá a entender o estilo das apresentações do grupo: "eu danço dobrando-me e contorcendo-me". No espetáculo "Puzzle", a enorme vocação atlética dos bailarinos os ajuda a mostrar o domínio, o rigor e a precisão sobre seus corpos criando uma dança com roupagem contemporânea e moderna. Para Giullia Staccioli, "o objetivo é que cada membro da companhia se torne um pedaço de um 'quebra-cabeça', um elemento fundamental que encontra o seu lugar dentro do grupo em um ambiente criativo comum". Para ela, "Puzzle" é a "melhor forma de demonstrar como essa fórmula pode ser bem sucedida", dando aos dançarinos um novo espaço para serem autores ou, como ela mesma diz: 'dancerthors', uma mistura de  bailarinos e autores.   Kataklò chega com "Puzzle" a BH encerrando sua turnê pelo Brasil, que passou por São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador, respectivamente. A estreia da companhia no país foi em 2004, quando apresentaram o espetáculo "Fair Play" em uma aplaudida turnê por São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. 


SOBRE A KATAKLÒ 

A Kataklò Athletic Dance Theatre surgiu em 1995 e logo chamou a atenção pelo nome estranho - que em grego significa "eu danço dobrando-me e contorcendo-me". Sediada na cidade italiana de Milão, tinha à frente Giulia Staccioli, campeã olímpica de ginástica rítmica e com rápida passagem pelo Momix, e o marido, Andréa Zorbi, jogador de vôlei, três vezes campeão europeu e duas vezes campeão do mundo. Junto a mais oito atletas, todos com passagens por importantes competições internacionais e olímpicas, conceberam o primeiro espetáculo, "Indiscipline", que estrearia no ano seguinte, com excelente acolhida de público e crítica. No mesmo ano, o mundo começaria a conhecer o Kataklò, quando o grupo foi convidado a participar da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Sidney.   Em 1998, estrearam "Kataklopolis", que apresentaram em turnê mundial por três anos e, em 2002, foi a vez de "Line Up - Energie Verticale". Em 2003, com o espetáculo "Katacandy", a companhia inaugurou seu próprio teatro: Spazio Studio K.   Em 2004, apresentaram-se pela primeira vez no Brasil, com o espetáculo "Fair Play", em uma aplaudida turnê vista em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Belo Horizonte. Em 2005, estrearam "Livingston" e em 2008 foi a vez de "Play", que também foi apresentado em uma turnê pelo Brasil. Paralelamente aos espetáculos e às turnês internacionais, o Kataklò tornou-se convidado frequente de grandes eventos, como a abertura ou encerramento de grandes competições esportivas. Hoje a companhia tem 15 membros fixos, que se dividem em apresentações na Itália e Europa e turnês por todos os continentes. O grupo mantém rígida disciplina, que inclui ensaios diários, que podem chegar a 10 horas de duração.   Desde a virada do século, a companhia tem sido constantemente vista em grandes eventos, como a comemoração do World Youth Day, em 2003, quando se apresentaram para o Papa João Paulo II e milhares de espectadores na Praça São Pedro; a abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno em Turin (2006) e a celebração do ano novo em Hong Kong, em 2007, entre muitos outros.   

SERVIÇO 

Espetáculo de dança Puzzle - Cia Kataklô Athletic Dance Theater 
Data: 7 de agosto Horário: 20h 
Local: Sesc Palladium - Rua Rio de Janeiro, 1046/ Centro 
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos 
Duração: 90 minutos (com intervalo) 
Ingressos: Rmce_markernbsp;100,00 / R$ 70,00 / R$ 40,00  


Autor / Fonte:Árvore Comunicação




Comentários