Notícias

Programação de dança nos 155 anos do Theatro São Pedro, em Porto Alegre

Crédito: Marcelo Nunes

 

O Theatro São Pedro, em Porto Alegre (RS), comemora 155 anos de trajetória, e na programação comemorativa vai apresentar atrações da dança de 27 de junho a 3 de julho.

 

O público poderá participar de duas atrações: Seminário A Dança Teatral Sob Três Olhares e Oficinas Poéticas do Corpo.

 

O seminário A Dança Teatral Sob Três Olhares será realizado no dia: 27 de junho, quinta-feira, às 20 horas, no foyer nobre do teatro. O evento vai reunir três profissionais e estudiosos da dança, que têm na coreógrafa e bailarina Pina Bausch (1940 – 2009) sua maior referência. Sayonara Pereira (USP) irá falar sobre Tanztheatralidade (re)visitada; Gilberto Icle (UFRGS) discorrerá sobreCompanhia de Pina Bausch: contato e autoria; Carlota Albuquerque, diretora da terpsí Teatro de Dança, vai apresentar o trabalho desenvolvido pela companhia – também representada pelos bailarinos Angela Spiazzi e Raul Voges, que farão uma performance. A mediação é de Ângela Lângaro Becker, integrante da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (Appoa).

 

As oficinas Poéticas do Corpo serão ministradas nos dias 1,º, 2, e 3 de julho, das14h30min às 17h30min. Elas são direcionadas a bailarinos e estudantes de teatro e/ou dança e serão ministradas por Sayonara Pereira, Carlota Albuquerque e Angela Spiazzi. O objetivo da ação é desenvolver as qualidades expressivas do movimento. Para as inscrições gratuitas, os interessados devem enviar currículo para terpsí@via-rs.net.

 

Sobre o Seminário – Segundo o Instituto Appoa, que realiza as oficinas e o seminário, a dança teatral corresponde a um entendimento da dança como expressão das experiências humanas, com a ruptura de uma barreira, que separaria o intérprete da obra. “O corpo do bailarino conta sua história através da coreografia. Poucos foram os coreógrafos capazes de tocar profundamente a alma humana com suas criações”, dizem os organizadores. Eles lembram que Pina Bausch encontra-se neste seleto grupo, que “consegue trazer para a cena situações cotidianas, questões que emergem dos sentimentos mais densos do homem”. Bausch dizia que o que importa é o que move as pessoas e não como elas se movem. “Pensar o corpo dançante será o desafio deste ensaio conjunto”, concluem.

 

Oficina Poéticas do Corpo 

 

Sayonara Pereira - Licenciada em Pedagogia da Dança em Koeln, na Alemanha. Convidada por Susanne Linke, fez especialização (1985) na Folkwang Hochschule-Essen, escola dirigida por Pina Bausch. É pós-doutora pela Unicamp (SP). Atualmente é professora e pesquisadora na Escola de Comunicações e Artes – Departamento de Artes Cênicas – da USP, onde também dirige o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Tanztheater (Lapett)

 

Carlota Albuquerque – É bailarina, coreógrafa com formação em Dança Clássica, Dança Moderna e Psicologia. Formou-se tecnóloga em dança pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – RS. É criadora e diretora do terpsí Teatro de Dança, que recebeu a Medalha da Ordem do Mérito Cultural (Ministério da Cultura), em 2010.

 

Gilberto Icle - É graduado em Artes Cênicas e doutor em Educação pela Ufrgs. Atualmente é professor adjunto no Departamento de Ensino e Currículo e no Programa de pós-graduação em Educação na Ufrgs. Dirige e atua na Usina de Trabalho do Ator, em Porto Alegre.

 

Ângela Langaro Becker - Graduada em psicologia e licenciada em filosofia, possui doutorado em Dança e Psicanálise pela Universidade de Paris III.

 

Angela de Mello Spiazzi - Certificada pelo Phisicalmind Institute, em Iniciation 101: The Method Pilates (NY), em Curitiba (PR) – 2004 – ; Certificada pela Escola de Pilates condicionamento Físico e Mental, em Porto Alegre – 2005; Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Dança pela Ulbra – 2006. Como bailarina, juntamente com Carlota Albuquerque, criadora da Companhia Terpsí Teatro de Dança, constitui a entidade, em 1987. Preparadora física e interprete colaboradora da Companhia.

 

A oficina tem parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte, através do programa Oficinas de Capacitação Artística e Técnica em Dança / 2013. A participação nas atividades é gratuita.

 

 

Serviço:

Theatro São Pedro 155 anos – Porto Alegre – RS
De 27 de junho a 3 de julho
Seminário A Dança Teatral Sob Três Olhares
Oficinas Poéticas do Corpo
Insrições e mais informações: enviar Currículo para terpsí@via-rs.net

Theatro São Pedro
Praça Marechal Deodoro S/N – Porto Alegre (RS) - Tel. (51) 3227 5100


Autor / Fonte:Adilson Marcelino




Comentários