Notícias

Teatro de Narradores remonta CIDADE FIM CIDADE CORO CIDADE REVERSO



Teatro de Narradores remonta CIDADE FIM CIDADE CORO CIDADE REVERSO e leva público do teatro para a rua 


Peça tem início no Espaço Maquinaria, sede do grupo, e termina em clima de intervenção, festa e ocupação de bares e cortiços vizinhos do teatro CIDADE FIM CIDADE CORO CIDADE REVERSO, do Teatro de Narradores é dividida em três partes articuladas, onde o grupo questiona sobre a capacidade que ainda temos de imaginar futuros. Resultado de uma pesquisa integrada ao projeto DEPOIS DO DESMANCHE, foi contemplado pelo Programa Municipal de Fomento ao Teatro e estreou em 2011. 


O espetáculo fica em cartaz de 24 de julho a 03 de agosto, de quinta a sábado, 20h e aos domingos às 19h, no Espaço Maquinaria, sede do grupo (Rua 13 de Maio 240, 2º andar, Bela Vista). O espetáculo tem ENTRADA FRANCA. 
O ponto de partida é a investigação sobre formas de sociabilidade e convívio, empreendida no entorno de sua sede, que fica no Bixiga, região central de São Paulo. No espetáculo anterior, CIDADE DESMANCHE, a cena prenunciava o passo atual. Aqui, aprofunda-se o trabalho com cinema e os procedimentos de intervenção. A vida operária no final dos anos 1970, depoimentos conformando trajetórias e formas do "trabalho" hoje, a dimensão do otimismo e a "vida a crédito" que toma o cotidiano da pobreza no país, suas apostas e expectativas de futuro: são aspectos que marcam tematicamente a dramaturgia desse espetáculo. Aspectos que de algum modo se esboçavam no espetáculo anterior, itinerante, e com a proposta de atravessar espaços fechados e abertos na cidade, além de integrar cena e vídeo de forma narrativa. 
A peça foi indicada ao Prêmio Shell 2012 nas categorias "Direção" e "Ator" e foi contemplada pelo Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro como "Trabalho Apresentado em Espaços Não Convencionais", além da indicação na categoria "Projeto Visual". Em 2013, o espetáculo integrou a programação brasileira paralela à Feira do Livro de Frankfurt, cumprindo temporada no Mousonturm de Frankfurt. A primeira parte é um filme, sonorizado ao vivo pelos atores e um músico. Na fábula, o grupo acompanha a trajetória de três operários amigos, em 1980, durante o surgimento do movimento sindical em São Paulo e discute as relações entre "aposta política" e "relações com o passado" e "memória política". A segunda parte do espetáculo foi criada a partir de depoimentos coletados durante uma pesquisa de campo desenvolvida pelos atores do elenco, sobretudo com moradores do Bixiga, bairro onde fica localizado o Espaço Maquinaria, sede do grupo, com as informações coletadas durante o processo de pesquisa, os atores realizam uma espécie de "jogo de cena", em que transitam entre depoimentos "documentais" e os próprios depoimentos, construindo com isso novas trajetórias, esboços ficcionais. Na terceira parte o grupo leva o público para a rua, em clima de intervenção e festa, ocupando bares e cortiços em frente à sua sede, com uma fábula fragmentária sobre a "vida alucinada" de nossos dias, revendo criticamente em sua estrutura elementos do melodrama. 
Ficha Técnica 
Concepção, Direção Geral e Dramaturgia: José Fernando Azevedo 

Co-Direção e Co-Dramaturgia: Lucienne Guedes 

Atores: Renan Trindade, Teth Maiello, Márcio Castro e Vinicius Meloni 

Convidado: Donizete Arantes dos Santos 

Músicos de cena: Aline Reis, Renata Facury, Walter Pellici Rodrigues 

Direção de Arte: Viviane Kiritani e Danilo Eric 

Direção Musical: Anselmo Mancini/Rafael Amaral 

Direção Técnica: Danilo Eric 

Desenho de luz: Guilherme Bonfanti e Celso Link 

Técnico e operação de luz: Laiza Menegassi 

Técnico e operação de som: Leandro Simões 

Assistente de operação de som: Lucas Venturin 

Vídeo: Rodrigo Pereira 

Cenotécnico: Alício Silva 

Contra-regra: Frederico Peixoto 

Fotos de Divulgação: Bárbara Campos e Murillo Basso 

Produção: Ana Elisa Mello e Teatro de Narradores   


Serviço                                    

Cidade Fim Cidade Coro Cidade Reverso 

Temporada de 24 de julho a 03 de agosto de 2014 

Espaço Maquinaria - Rua 13 de Maio 240 - 2o. Andar - Bela Vista 

Tel 11 - 3853-3651 

Acesso com escada, não há acesso para pessoas em situação especial 

Lotação: 50 lugares 

Indicação etária: 14 anos 

ENTRADA FRANCA (distribuição de ingressos uma hora antes do espetáculo) 

Autor / Fonte:Lau Francisco




Comentários