Notícias

Última semana para assistir Nascentes, da Cia Alaya Dança

Última semana para assistir Nascentes, da Cia Alaya Dança
 
Apresentações gratuitas em Taguatinga e Ceilândia encerram a temporada, que tem patrocínio da lei de Incentivo à Cultura, O Boticário na Dança e Secretaria de Cultura do Governo de Brasília.     
 
A Cia Alaya Dança encerra esta semana a temporada do espetáculo Nascentes - Circulação em apresentações gratuitas em Taguatinga, dias 6 e 7, no teatro SESC Paulo Autran, em Ceilândia, dias 9 e 10 de outubro, no teatro SESC Newton Rossi, sempre às 20h.   
 
Resultado de um mergulho nas fontes da criação, Nascentes surgiu a partir de percepções, sensações, sentimentos e memórias de cada um dos intérpretes criadores que estarão em cena. Ao estabelecer contato com essas matrizes criadoras, os dançarinos geraram formas e movimentos reveladores de um longo processo de experimentação vivenciado nos últimos meses.    
 
A esses estímulos básicos, a coreógrafa da companhia, Lenora Lobo agregou a música original de João de Bruçó e a cenografia da artista plástica Ione Coelho como elementos inspiradores da dramaturgia, tecida com a participação da intérprete criadora Aida Cruz. "As expressões e linguagens artísticas misturaram-se à criação, e tudo passou a fazer parte da dança", comenta a criadora Lenora Lobo, que está há 25 anos à frente da companhia.   
 
O espetáculo Nascentes traz uma pegada contemporânea com uma composição cênica mais próxima de uma dança abstrata, diferenciando-se do repertório anterior da Cia Alaya.  O desafio foi o de aproximar os dançarinos da verdadeira natureza da dança, que firma-se no tripé corpo-espaço-tempo.   
 
"A coreografia se configura por delicadezas que revelam temas já tratados pela Alaya, como questões da dança nossa - local e regional. Trabalhadas por um pensamento, de fato, contemporâneo, por apresentarem invenção, decomposição e síntese, nos trazem a escrita autoral de Lenora Lobo", comenta a pesquisadora-professora do Instituto de Artes da UNICAMP, autora e ensaísta Cássia Navas.     
 
Indo sempre além das composições coreográficas, a Cia Alaya também celebra este ano seus 25 anos de criação. Ao longo desse período, participou dos mais importantes festivais de dança nacionais, porém sempre atenta às oportunidades de levar um pouco mais do que somente a dança aos palcos por onde passou.    
 
A temporada tem patrocínio da lei de Incentivo à Cultura, O Boticário na Dança e Secretaria de Cultura do Governo de Brasília. A Arteviva Produções é a produtora do projeto. A direção Artística é de Lenora Lobo.   
 
SERVIÇO 
  
Espetáculo: Nascentes 
Indicação: livre 
Apresentações gratuitas. 
Locais e datas: 
 
Taguatinga 
Dias 6 e 7 de outubro (terça e quarta) 
Horário: 20h 
Local: Teatro SESC Paulo Autran 
 
Ceilândia 
Dias 9 e 10 de outubro (sexta e sábado)
Horário: 20h 
Local:  Teatro SESC Newton Rossi  

Autor / Fonte:Daniel Aragão




Comentários